segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Natal dos outros meses...


"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." Madre Teresa de Calcutá

  
Esses dias que antecederam o Natal, foram bastante agitados. Confraternizações e mais confraternizações; a preocupação com a arrumação da casa, os preparativos para a ceia,  as compras de Natal... roupas novas, presentes e mais presentes.  Os shoppings, as lojas, as ruas... cheios de gente indo e vindo. Euforia, alegria... infelizmente, apenas para alguns. Há o outro lado. Um lado que muitos conhecem somente através da mídia. Lamentam, mas mantêm distância.

Convivo com pessoas de todas as classes sociais. São amigos, conhecidos, clientes, familiares.  E, muitas, dessas pessoas, reúnem-se para fazer uma ação solidária no Natal. Entrega de cestas básicas, brinquedos, roupas, etc... para os mais necessitados (de tudo). É louvável, bonito... muito válido. Mas, 80% faz isso apenas nessa época. E os outros dias? São pessoas boas e com um grande potencial para fazer mais, no entanto, dizem que durante o ano, às vezes, a correria do trabalho, as dificuldades do dia-a-dia, o cansaço e a falta de tempo, impedem a participação efetiva e afetiva em qualquer trabalho voluntário. Ora, todos nós temos uma rotina e passamos por problemas e dificuldades. Tempo? Tudo é questão de prioridade. Nós temos tempo para tudo. É só querer. Dizem, ainda, que as políticas pública de combate à pobreza são insuficientes, ineficientes e que o governo precisa criar programas sociais mais consistentes. Em relação a isso, não penso diferente. Mas, não podemos cruzar os braços e esperar. É preciso preparar o amanhã. É preciso contribuir de alguma forma. Estamos muito dispersos. É preciso ter a consciência de que somos uma grande equipe e juntos somos capazes de grandes realizações. Há muitos, por aí, nas ruas, nas comunidades carentes... sem alimentos, sem oportunidades, sem afetos, sem esperanças. Eles passaram o ano inteiro com as mãos estendidas esperando por aqueles que dão as mãos apenas no Natal. 

Neste Natal, convido todos os amigos a uma reflexão sobre a verdadeira solidariedade... aquela feita dia-a-dia, aquela capaz de devolver a dignidade, aquela capaz de reacender a chama da esperança, aquela que faz o céu acontecer na terra, aquela que antecipa o nascimento do Menino Jesus... Aquela que faz o Natal acontecer em janeiro, fevereiro, março, abril... enfim, em todos os meses do ano.

Há muito a ser feito. E nunca é tarde para começar. Vale a pena.

Natal é partilha, é renovação, é renascimento, é libertação, é tempo de perdoar... Desejo a todos um Natal verdadeiramente feliz.

E que o Espírito Santo leve paz e saúde aos que estão nos leitos dos hospitais, àqueles que estão nos presídios precisando de um coração transformado, àqueles que estão há muito tempo gerando o Menino Jesus e não permitem que o nascimento aconteça...

Que Jesus possa nascer e permanecer!

Boas Festas!

6 comentários:

  1. Janne,

    O Natal tem uma data simbólica, para que todos parem e se lembrem do aniversariante, mas, na verdade, deveria ser vivido a cada dia, em cada oportunidade. A solidariedade não tem hora para começar e nem para terminar: é um processo contínuo.
    Um grande abraço, Fabiana Ratis

    ResponderExcluir
  2. Há sempre pessoas ao nosso lado que precisa de algo, roupa, comida, uma palavra, as vezes buscamos longe quando está aqui próximo de nós.
    O que é Natal, é o renascimento de Cristo, ele renasce todos os dias em nosso coração, como também nós renascemos para vida a cada novo dia. Não teria sentido celebrar o nascimento de Cristo sem compreender o seu mistério de amor.
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16
    Deus continua nos enviando Jesus todos os dias, se somos feitos em sua imagem e semelhança, logo Ele está no meu rosto, no seu rosto e no rosto daquele pobre pescador, alcoólatra, viciados em drogas, mendigo etc..
    Que realmente o Natal, a lembrança do nascimento do verbo Encarnado, nos leve a ação.

    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Te admiro por fazer parte dos 20% e por ser essa mulher inteligente, forte e batalhadora. Vamos lutar juntos para aumentar o percentual dos que estendem as mãos nos natais fora de época.

    Que o espírito do natal fortaleça o que nos une, a amizade.

    Feliz natal, meu anjo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Janne. Agradeço o convite para conhecer e partilhar destas mensagens tão significativas no seu blog, minha amiga. Eu claramente consigo vislumbrar, em meio às suas palavras, o coração de ouro que possui.

    Sabe, neste Natal, em meio a tantas festas, às vezes acabamos ensurdecidos pelo barulho do mundo: são tantas luzes, canções, papéis brilhantes... É preciso um momento de silêncio... Aquietar o coração para, com com o coração repleto de Verdade, convidar o Menino Jesus para nascer e entrar em nossa casa, e acolhê-lo em nossa família, em nosso trabalho, em meio aos nossos amigos...

    Assim, a cada novo dia, quando perdoarmos alguém... será Natal. Quando superarmos a nossa impaciência e formos tolerantes... Será Natal. Quando estendermos a mão para um necessitado, sem que ninguém saiba... será Natal. Quando agirmos dignamente e movidos pela Verdade e pelo Amor... será Natal.

    Então, amiga, desejo a você que o Natal esteja presente em TODOS os seus dias, pois você estará SEMPRE acompanhada do Menino Jesus.

    Desejo a você e a todos os seus amigos um Feliz Natal TODOS os dias!

    Fábio Augusto

    www.fabioaugustoonline.com.br
    www.facebook.com/FabioAugustoOnline
    www.twitter.com/@_FabioAugusto

    ResponderExcluir
  5. oi jane texto muito bacana...
    Estando juntas nessa partilha diária nos pequenos detalhes da PAZ e amor ao próximo
    simbolizamos os natais diários dentro e fora de nós...
    2013 de paz, prosperidade, saúde e tds as possibilidades..
    abraço grande
    vera

    ResponderExcluir
  6. Janne, querida.
    Seu sentir o Natal é próprio de um coração que experimenta dentro de si o nascer de Jesus a cada novo dia. Nossa irmandade nos une a Ele por laços de infinda esperança de que o Amor sempre vença tudo aquilo que lhe seja contrário.
    Eu tento, no meu caminhar, ser e fazer o que Jesus Cristo espera de mim em relação ao meu semelhante. Doação, generosidade, mãos estendidas. Assim tem sido o meu Natal de todo dia.
    Que a Paz reine entre nós e que todos possam experimentar a presença redentora de Jesus no coração.

    Um ano novo bem feliz para todos nós!

    Beijo nos olhos,

    Edna Farias

    ResponderExcluir