quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que sucede às virtudes?





"Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar
também possuí-la  colocá-la em prática" Aristóteles.


Cada um de nós é responsável pela própria história. Histórias compostas por muitas lutas, vitórias, fracassos, erros, acertos, dores, prazeres, dissabores, afetos e desafetos... aprendizados necessários. A experiência vivida é parte do que somos hoje. Ser o que somos ou ser o que queremos, não é uma tarefa fácil. Independente de qualquer coisa, cada um tem o seu valor. Ninguém é menos ou mais. Ninguém nasce bom ou mau. Ninguém nasce virtuoso. Ninguém é mau involuntariamente. É cultivando virtudes que adquirimos a disposição de aprender a fazer o bem, a ser justo e se portar e agir com humanidade. Nós somos aquilo que habitualmente fazemos, portanto, podemos ser o que queremos ser. Ninguém é perfeito, mas somos aprimoráveis. Estamos todos em construção. E, nesse processo, é fundamental cultivar os valores que contribuam para que, dia a dia, sejamos melhores. Melhores na alegria, melhores no amor, melhores com e para os outros. E, melhores na tristeza, na dor e no sofrimento. Como podemos melhorar a nossa capacidade de lidar com os contrários da vida, com o que nos faz sofrer? Difícil? Sem dúvida, é. Mas encontramos exemplos e mais exemplos de que podemos ser melhores também no que traz desconforto. Conheci uma pessoa que passou por um doloroso tratamento de câncer com um, inacreditável, sorriso no rosto. Enquanto todos esperavam pela morte, ela lutava pela vida. Enfrentou a doença com uma força incrível. Ela foi melhor na dor e no sofrimento. Acreditou, teve fé, esperança e venceu algumas vezes. Perdeu a última batalha, mas enfrentou a dor com muita força. A força que nos sustenta e que nos faz acreditar e seguir em frente vem do hábito de alimentar o coração com o que é bom. Cultivar bons hábitos deve ser uma prática constante. Isso é o que precede e prepara o caminho - O caminho do crescimento, do aprimoramento. É impossível ter força e agir com benevolência, sem, pressupostamente, a coragem, a serenidade, a tolerância, a temperança e o respeito por si mesmo e pelos outros. É com esse espírito que poderemos suportar, com dignidade, as contingências da vida, e a nos comprometer a fazer bem feito o que deve ser feito. 

Continuo dizendo: É preciso cultivar virtudes. O mundo está carente de amor, de ética, de paz, de tolerância, de humanidade, de compreensão, de oportunidades, de respeito, de menos julgamentos... Muitas "guerras" poderiam ser evitadas se as pessoas fossem mais tolerantes e soubessem conviver com as diferenças. Muito sofrimento seria evitado se houvesse menos injustiça e desonestidade. Muitos corações não estariam aos pedaços se houvesse mais amor, confiança, diálogo, verdade, atenção, dedicação e gentileza. Muitas pessoas sofreriam menos preconceitos se houvesse mais respeito e senso de igualdade. Muitas crianças não estariam perdendo a infância, com as drogas e o crime, se fossem mais cuidadas. O país seria muito melhor se não houvesse tantas falhas na democracia e tivéssemos mais Políticos "cuidadores de gente". Haveria muito mais igualdade se tivéssemos uma Educação de qualidade e ela fosse um direito completamente cumprido. Não é possível falar sobre as virtudes sem lembrar do mundo - o "mundo" que pulsa, que chora, que grita, que carece e pede. São muitos "se houvesse", "se tivéssemos", no entanto, há muita esperança de ainda podermos conjugar esses verbos no presente... Enquanto os valores essenciais não são, individualmente, cultivados, o "mundo" estará sempre aquém do esperado.

Os valores que todos nós apreciamos, busquemos sem cessar. Não podemos exigir que o outro seja o que queremos, mas podemos ser o que queremos que o outro seja - E ser exemplo. Não podemos permitir que o nosso modo de agir seja determinado por alguém ou por fatores, negativamente, externos, mas podemos agir sob a influência daquilo que cultivamos e que nos conduzirá a uma satisfação plena. Isso é ser feliz. Assim, diante do ódio e amargura, sejamos amorosos; diante do que tenta fazer de nós o que não somos, deixemos o tempo trabalhar a nosso favor, sejamos pacientes e capazes de perdoar; diante das contendas e do desequilíbrio, sejamos mansos e pacíficos; diante do que não sabe o valor de "doar-se", sejamos generosos; diante da maldade, sejamos tolerantes e benevolentes; diante da mentira, sejamos verdadeiros; diante da indiferença, sejamos atenciosos e sensíveis; diante da ignorância, sejamos gentis; diante do racismo e preconceito, tenhamos sempre em mente que, aos olhos de Deus, somos todos iguais, apesar de diferentes; diante da falta de civilidade, busquemos resgatar as virtudes, por muitos, esquecidas. Não é fácil, mas é preciso praticar, porque é isso que sucede às virtudes: Um ser humano muito melhor... e, como resultado, um mundo melhor também.  

10 comentários:

  1. Amiga querida,

    Virtuosidade é exatamente a qualidade que faz de você um ser humano especial. É ela que lhe permite discorrer com desenvoltura sobre este tema.
    E cada um de nós, a seu modo, é responsável por fazer deste mundo um lugar agradável de se viver. Basta ter um propósito sincero de praticar virtudes que sobreponham-se aos defeitos.
    Beijo nos olhos.

    ResponderExcluir
  2. Ando meio desencantado com as pessoas nos últimos tempos. Meio sem paciência para lidar com situações que antes tirava de letra, digamos assim. Observo certas atitudes ao meu redor que me fazem questionar se eu estou mais impaciente com o passar dos anos ou algumas pessoas estão mais atrevidas, intransigentes, maldosas, atrevidas. Gostaria de saber, onde está o respeito pelo próximo? Onde se perdeu o limite natural estabelecido para uma convivência saudável em todo meio social?
    Aí, entro aqui, leio este texto sobre cultivar virtudes e chego à conclusão que preciso cultivar algumas delas urgentemente. Principalmente a paciência.
    Sabe o quanto te admiro, não sabe? Leio este texto aí em cima e tenha uma certeza: Nada do que está escrito nele é teórico. Você vive o que escreve. E chego a segunda conclusão: Tenho muito o que aprender com você. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ando tão impaciente que troquei algumas letras e repeti algumas palavras no comentário acima..rs Peço desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite flor!
    Gostei muito do seu texto.Como sempre escreve lindamente.
    Obrigada por me lembrar no DM.
    Falta de paciência ultimamente é meu nome.rs Mas sei equilibrar isso.Será?
    Procuro compreender cada uma das pessoas das quais tenho convivio
    diariamente, ou esporadicamente.As vezes è dificil.
    Mas com fé em Deus a gente faz o melhor sempre!
    Obrigada pela mensagem"

    Fique Com Deus" bjs
    Dirlene"

    ResponderExcluir
  5. Jane, demorei a chegar aqui, mas como acredito que para tudo tem o tempo certo, o tempo de Deus, cheguei na hora certa. Ler seu texto foi como dar um presente ao coração. Aqui, encontrei palavras suaves, afetuosas e verdadeiras! Parabéns pelo belo Blog, amiga!Felicidades e paz! Bjs no ❤

    ResponderExcluir
  6. Você sempre escrevendo coisas que eu preciso ler. Estou precisando cultivar a paciência e a coragem para tomar decisões e enfrentar as situações que tenho vivido.

    Obrigado, meu anjo, por me mostrar a direção.

    Você é muito especial.

    ResponderExcluir
  7. Janne, obg por ser canal da graça de Deus em minha vida. Sua amizade me faz chegar mais pertinho do Pai....
    Obg por fazer parte da minha vida e permitir que eu faça parte da sua!!
    Abraços de paz!!!
    Paty do twitter!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre escreves com a alma, por isso seus textos ganham vida dentro de nós, fazem à palavra inquietar nosso ser, rever posturas e provoca mudanças no jeito de pensar, isto é pura reflexão do que somos e do que podemos ser ainda, ah de se ter esperanças, há de se ter mais virtudes, há de se ter mais amor! Perfeito texto, bjs querida amiga.

    ResponderExcluir
  9. O que eu acho mais engraçado é que tenho idade para ser tua mãe e ao ler tuas palavras me sinto tua filha. Não há ninguém melhor do que tu para falar desse assunto. Virtudes é o que tu tens de sobra. Quero muito aprender a ser menos impaciente, intolerante e impulsiva. Cada erro que eu cometo pela falta de alguma virtude traz consequências que me levam ao arrependimento. Preciso aprender a ouvir mais e falar menos. Apesar da idade, ainda não tenho esse equilíbrio todo, mas vou chegar lá.

    Um abraço da amiga Maria José.

    ResponderExcluir
  10. Pesquisando no google sobre 'virtudes', encontrei o seu blog. Gostei tanto desse artigo que acabei lendo os anteriores. Vou visitar mais vezes. Gostei muito da linguagem inteligente, simples, objetiva e criativa. Escreva mais.

    ResponderExcluir