sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sofrimento.




"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,
perseverai na oração" (Romanos, 12:12).


O sofrimento sempre foi um "bom" tema e fonte de inspiração para muitos poetas. Impossível desviar os olhos desse acontecimento. Causa de muitos desgastes, causa de muitas tristezas, causa de muita reflexão... O sofrimento é uma das realidades mais recorrentes. Nós o experimentamos o tempo todo. A história de cada um de nós é marcada por grandes e pequenos acontecimentos. E, muitos deles, causam sofrimentos. É opcional sofrer? Querendo ou não, sofremos. O sofrimento tem o poder de nos construir ou destruir. Depende da postura que assumimos diante dele.

É difícil falar de sofrimento sem lembrar do calvário de Jesus. Ele viveu momentos de angústia suprema, sentiu a dor física, a dor da decepção, medo... mostrou que a cruz não foi uma encenação. Se Jesus sentiu tudo isso, quem somos nós para não sentir? O sofrimento é assim: Quando não chega como convidado, chega sem convite. E entra. E dói. Não há como camuflar, como maquiar, mas é possível suportá-lo com serenidade e maturidade, é possível decidir o que fazer a respeito, é possível lutar contra o tempo de sua permanência. Só é impossível não sofrer. Você, que me lê agora, talvez esteja pensando: "Eu não convido o sofrimento para entrar em minha vida." Ah, convida sim. Convida a cada vez que age contra si ou contra os outros. Nesse momento, cai sobre os ombros o peso das escolhas erradas. Se semeamos o bem, não podemos colher outra coisa senão o bem. Acredito profundamente que colhemos o que plantamos, mas acrescento que, sem percebermos, há os que invadem o nosso território e semeiam a destruição. Invadem e destroem tudo aquilo que foi cuidadosamente plantado, construído... deixam de brinde o sofrimento e uma mancha difícil de apagar. Não medem esforços para destruir. Não medem esforços para deixar o outro no fundo do poço. Quebram a confiança. Caluniam. Enganam. De repente, parece que o mundo desabou. O mal foi feito. É preciso agir com a verdade. Não podemos nos deixar vencer pelo mal. "Não se deixem vencer pelo mal, vençam o mal com o bem", (Romanos, 12:21). São decepções, injustiças... perdas. Volto novamente à cruz de Jesus. Que injusta cruz... apesar disso, Ele carregou até o fim. Carreguemos as nossas... justas ou injustas.

Quantas vezes, diante da dor, suplicamos: "Meu Deus, afasta de mim esse sofrimento"? Muitas vezes. A verdade é essa: Ninguém quer sofrer. O milagre que devemos pedir a Deus, não é que Ele afaste o nosso sofrimento, porque nem mesmo Jesus foi poupado de sofrer. Peçamos a Deus o milagre de ter um coração semelhante ao de Jesus. E, diante da dor, da decepção, da mentira, da injustiça, do medo, do erro, da ofensa, da incompreensão, da ansiedade, da angústia... peçamos força, coragem, maturidade e capacidade para lidar com os nossos limites e com os dos outros. De olhos abertos, conscientes e com uma postura madura, nos tornamos mais fortes e comprometidos a avançar e lutar. 

Quando a situação foge do controle e a solução não está ao nosso alcance, confiemos em Deus. Ele vê tudo. Quando as mãos humanas não alcançam, entram em ação as mãos divinas. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei", (Mateus, 11:28)Há um propósito em tudo que nos acontece. Tudo tem um porquê. Às vezes, não entendemos o agir de Deus, mas Ele não falha... sempre faz o melhor para a nossa felicidade. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito", (Romanos , 8:28). 

Que ninguém desista de lutar. Que ninguém desista de acreditar que é possível superar, recomeçar, reconstruir e recuperar o que foi perdido. Que a esperança seja sempre uma luz apontando o caminho. Se cairmos, que seja aos pés do Senhor. Se chorarmos, que seja para regar a fé. Se a cruz pesar, Ele será a nossa força. "Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-vos-á", (Mateus, 7:7-8).

17 comentários:

  1. Bela reflexão, o sofrimento é algo inusitado, mas com Deus sem sombra de dúvidas podemos sim mudar a forma de encará-lo e encontrar até mesmo um lado positivo disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, obrigada, querida por estar aqui. Podemos mudar tudo. Às vezes, não escolhemos o que nos acontece, mas podemos escolher o que fazer a respeito. E é Deus que nos guia sempre.

      Excluir
  2. Amiga querida, não há um só texto seu que não revele a sua linda missão no mundo: a de ser um instrumento de paz entre os homens.
    Não é à toa que 'pequenos milagres' sempre acontecem em torno de você.
    O sofrimento, tema escolhido por você desta vez, é de fato recorrente em nossas vidas, e nem poderia ser diferente, pois somos seres humanos racionalmente limitados.
    Sempre residirá em nós um forte desejo de viver em paz com nossa consciência e com o mundo, aliado à nossa autodefesa natural para afastar toda forma de sofrimento, muitas vezes inevitável. É quando devemos deitar as 'armas' que dispomos e buscar o fortalecimento em Deus, nosso único porto seguro.
    Assim tem sido comigo, com você e com todos aqueles que, inesperadamente, sentiram-se enfraquecidos diante da dor causada pela maldade dos homens.
    Que possamos, a exemplo de São Paulo, combater o bom combate, acabar a carreira, guardar a fé (2 Timóteo,4:7)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa missão é tentar ser melhor a cada dia. E isso não é fácil. A gente vai aprendendo. Se sofremos que seja para refazer o que foi desfeito. Se somos magoados, precisamos aprender a perdoar. Se erramos, precisamos ter a humildade de assumir os erros e pedir perdão. Se a dor é grande demais, precisamos buscar o fortalecimento em Deus, ter fé, ter paciência de esperar que a providência divina faça a sua parte e o tempo arrume tudo.
      Obrigada, amiga, por estar sempre aqui conversando sobre esses temas que tanto inquietam a nós.

      Excluir
  3. Ótima reflexão, amiga. Eu estava precisando ler alguma coisa assim para deixar a covardia de lado e lutar. Em qualquer situação difícil, tenho vontade de dormir e acordar quando tudo estiver resolvido, mas sei que as coisas não funcionam assim. É tão difícil sofrer. Sofro mais que o necessário. Tenho que aprender a ser forte e carregar a minha cruz. Tenho muita fé em Deus que vou conseguir ser mais forte e mais calma diante dos problemas. Entrego tudo nas mãos Dele, porque sei que Ele é a minha fortaleza. Eu não desisto nunca de lutar. Com Deus podemos vencer.
    Obrigada por escrever sobre esse tema.
    Bjo.
    Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, infelizmente as coisas não são assim. Dormir não ajuda a resolver nenhum problema! rs. Força, amiga. Fácil não é, mas você é filha de um Deus grandioso. Aprendemos a ser forte diante do sofrimento. A decisão é sua. Não desista. Entregue tudo nas mãos de Deus e faça a sua parte.
      Não esqueça... "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

      Excluir
  4. Jesus não nos afastará do sofrimento, mas nos pede: pegue sua cruz e segue me! Carreguemos a nossa e pesamos a Deus ombros fortes pra a levarmos!
    Que nunca percamos a esperança e a confiança no pai, assim como Jesus fez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com a sua presença aqui no meu blog, Sabryna. Nossa esperança está Nele. É isso mesmo, precisamos de ombros fortes e muita coragem.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  5. O sofrimento, se o convidamos ou não, dói. A experiência amarga da dor pode torna-se doce no fim. Como você disse, depende da postura que adotamos. Podemos fazer do sofrimento uma oportunidade de aprendizado. A partir dele, construir algo positivo dentro de nós. Não devemos ficar sentados á beira do caminho esperando o tempo passar, porque ele passa e, com ele, vão as oportunidades. Somos imperfeitos e, na ânsia de acertar, erramos. Erramos mais ainda quando não lutamos para corrigir. Sofro pelos erros que eu cometo e pelas decepções e injustiças que encontro. Somos invadidos de vez em quando. A dinâmica é: cair e levantar.
    Como médico, já presenciei muito sofrimento e sofri junto, porque sou humano e não consigo ser frio. É impossivel carregar a cruz do sofrimento sem as mãos de Deus para nos ajudar. Quando tudo parece perdido, Deus diz: tente mais uma vez. Usar a lágrima para regar a fé, e na fé buscar a alegria para seguir em frente.
    Meu anjo, não sei se o seu coração está machucado ou você apenas escolheu um tema para escrever, mas tenho certeza que você é resiliente e tem força para superar qualquer dificuldade. Você é um exemplo de força e superação.

    Um beijo nesse coração lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que você sofre... você é um amigo querido demais. Sofremos, não é? Erramos, acertamos... ora somos fortes, ora somos fracos, ora julgamos, ora somos julgados. É a vida. Mas, o que quero mesmo, sofrendo ou não, é aprender, é ser um pouco melhor a cada dia.
      Escolhi esse tema, porque é algo que sempre nos acontece... Mas Meu coração dói o tempo todo, seja por um ato impensado, seja por algo que me atingiu. Sem dúvida, a dinâmica é, se cair, é preciso buscar força e levantar; se chorar, é preciso encontrar motivos para sorrir. E, jamais, desistir de caminhar.

      Sim, com Deus podemos superar qualquer dificuldade.
      Obrigada pelo comentário. Beijo.

      Excluir
  6. Há o tempo cronológico - Chronos - e o tempo de Deus - Kairós. Como humanos somos limitados para entender certos mistérios. Ainda que demore, no tempo de Deus, os nossos pedidos vão ser atendidos e os sofrimentos abrandados. É preciso persistir, confiar e nunca desistir de semear o BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Fabiana... Somos imediatistas e queremos tudo no tempo que determinamos. Precisamos aprender a esperar mais. Deus, não demora, nós é que não aceitamos o tempo Dele.

      A fé e a confiança em Deus nos faz perseverar. Desistir jamis.

      Excluir
  7. Sim. O sofrimento existe, não podemos negá-lo. Mas gostaria de abordar um tipo de sofrimento, quiçá, o mais comum de todos os sofrimentos, o sofrimento imaginário.
    Um sofrimento produzido unicamente por nós. Quero aqui descartar a forma patológica, que é o caso das fobias e outras neuroses, que requer um tratamento de saúde.
    Digo, o sofrimento comum e raso que te impede de ser feliz e/ou encontrar a felicidade. Sofremos por não termos o corpo de uma modelo das passarelas, sofremos por não termos a cor dos olhos da Janne Lopes (rs), sofremos por não termos recursos para trocar de carro todos os anos, sofremos por não termos a nossa vontade atendida imediatamente, sofremos por não termos uma roupa nova para ir numa festa, sofremos por não termos o cabelo de uma artista da novela, sofremos quando não estamos com a unha feita, sofremos porque apareceu uma espinha no rosto. Em suma, se pararmos para analisar os nossos sofrimentos, sofremos muitas vezes por questões ínfimas. Acho que esse texto serve para que possamos estabelecer, seriamente, para o que vale a pena sofrer. Temos a única e verdadeira referência JESUS, basta nos espelharmos Nele.
    Elaine Dutrain

    ResponderExcluir
  8. E esse sofrimento é tão desnecessário... não vale a pena (rs). Vale a pena lutar para ser melhor. Vale a pena tomar o outro como exemplo(se for um bom exemplo). Não podemos esquecer jamais de ter Jesus como referência, porque Ele sim, é o nosso melhor espelho.
    Adorei o comentário, amiga. Obrigada. Saudade.

    ResponderExcluir
  9. Não há como fugir do sofrimento. Deus é o nosso refúgio. Gostei do seu blog. Você é encantadora. Linda. Aposto que seu coração já tem dono. Será que cheguei atrasado? Posso conhecê-la mais?

    ResponderExcluir
  10. Sofrimento!! Que nos salve à esperança!! Temo sofrer em vão, sem dele tirar proveito!! Muitas vezes agoniza o sorriso que trancafiamos em nosso orgulho, deixar a lágrima lavar à alma vez em quando, ser triste faz parte da vida, mas que nosso sorriso seja louvor constante, mesmo na dor. Bj amiga.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida amiga,
    Estou eu aqui lendo o seu blog e pensando em meus pacientes que hoje vieram ao consultório... Acho que não erro ao dizer que TODOS eles, sem exceção, estão utilizando regularmente algum tipo de analgésico, tudo para fugir da dor.
    O interessante é que, ao perguntar se havia motivo para tal, se a dor era muito forte, muitos me respondiam que estavam ingerindo o remédio como forma "preventiva", pois caso a dor aparecesse, não os pegaria desprevenidos...
    O que eu penso disso tudo? Como médico, não posso me esquivar de dizer que o uso indiscriminado de analgésicos pode acarretar efeitos colaterais, alguns deles graves, principalmente no que se refere à função renal.
    No entanto, como ser humano, fico triste... O ser humano que se julga tão forte, demonstra aqui sua fragilidade extrema.
    Entendo que todos temos problemas, temos nossas próprias dores particulares e, como você mesma disse em seu post, um calvário pela frente. No entanto, percebo que ao invés de atitudes de enfrentamento e superação, aprendendo a conviver com as dificuldades, o que impera é o medo! Medo de sofrer... medo de viver! Um medo que muitas vezes nem mesmo está vinculado a algo real... Um medo alimentado por nós mesmos, pelo nosso imaginário. Um medo que limita, imobiliza, incapacita!
    É a fé quem nos dá força para quebrar as correntes desse medo, que nos reabastece de esperança, e nos motiva a, de peito aberto, prontos para o que der e vier, seguir adiante com a cabeça erguida! É a fé quem nos dá razão para viver... viver sem medo de sofrer!
    Abraços, minha amiga. Fique com Deus.

    Dr. Fábio Augusto

    ResponderExcluir