sexta-feira, 4 de outubro de 2013

São Francisco - Sinônimo de Amor e Ternura.


"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz."


Hoje é o dia de São Francisco, um dos santos mais queridos dos católicos. Desde o meu nascimento, ele está presente em minha vida, por promessa, por devoção, por admiração. Busco em nele inspiração para ser uma pessoa melhor a cada dia.

Francisco renunciou a uma vida de conforto e ao lado da pobreza seguiu os passos de Jesus. Conviveu com os pobres e doentes. Encontrava o Jesus humano em cada rosto necessitado que encontrava em suas missões. E não hesitava em ajudar. Percorreu muitos lugares com o objetivo de levar o evangelho a quem não o conhecia. Viveu o cristianismo com muita alegria, sensibilidade e leveza. Embora se sentisse pecador, pequeno e miserável, também sentiu as mãos de Deus o segurando. Acolheu cada ensinamento e entendeu que, se todos nós somos filhos de Deus, somos irmãos de toda a criação. Assim, chamou  a tudo de irmão e irmã... a todos os animais, até mesmo as criaturas mais insignificantes diante de outros olhos, o sol, a lua, as estrelas mais distantes, o vento que o tocava... O que causava dor e sofrimento, como a irmã doença, a irmã morte... E a tudo recebia como um presente do céu. Para ele, não havia distinção. Cumpriu com zelo o mandamento: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo", João 15:12. Sua missão era árdua, reconstruir uma Igreja em ruínas. Desejava um mundo mais fraterno. Guiado pelo espírito de fraternidade, levou amor, onde havia ódio, perdão onde havia ofensa, união onde havia discórdia, fé onde havia dúvida, verdade onde havia erro, alegria onde havia tristeza, esperança onde havia desespero, luz onde havia trevas. Seguiu, pedindo a Deus muito mais contentamento em consolar, compreender, Amar... acreditou na ação como o melhor exemplo, acreditou que o maior prêmio não era receber, era dar. Eu acredito em sua intercessão e tenho absoluta certeza que ele continua acreditando na  humanidade, na irmandade, na vida, na paz, no bem e em todos os valores que em seu tempo cultivou.


O Amor, a coragem, a ternura, a compaixão, a simplicidade, a alegria, a obediência de Francisco... que tudo isso seja fonte de inspiração. Peçamos também ao Mestre a graça de ter o mesmo contentamento, a graça de levar a Paz e o Bem que o nosso querido "Chiquinho" levou a tantos lugares. E ainda leva através de tantos homens e mulheres que dão continuidade ao que ele começou.


Neste tempo tão sedento de Paz e Bem, sejamos "Franciscos" e "Franciscas", cheios de esperança, coragem e vontade para lutar até o fim. Cada um do seu jeito, mas com o mesmo propósito: Construir um mundo melhor.  Um mundo mais fraterno. 

10 comentários:

  1. Boa tarde Jane. Lindas palavras. São Francisco é um encanto. Me fascina nele a humilde. Ela o fez Grandioso diante das adversidades. São Francisco de Assis, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. O que me encanta em São Francisco é a sua humildade, amor ao próximo, a oração me ensina que devo sempre amar, perdoar, levar esperança... quem me dera ser uma Francisquinha também. O Papa realmente faz isso tudo e escolheu bem o nome. Bjs Amiga!

    ResponderExcluir
  3. Belo entardecer minha xará!
    Parabéns pelo belo Blog!
    Ter fé é crer firmemente em algo, sem ter em mãos algo palpável.
    A força mais poderosa do universo!!!
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  4. São Francisco foi um grande imitador de Cristo. Concordo, amiga que precisamos continuar o que ele começou.

    São Francisco, rogai por nós.

    Marcela Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, amiga.

    São Francisco de Assis nada quis para si que não significasse espírito de desprendimento e doação. E depois de despojar-se de toda a sua riqueza material, foi em busca da salvação de muitos, ele mesmo buscando-a no seguimento dos passos de Jesus. É esse esvaziamento de si mesmo, essa paixão com que São Francisco pregava a bondade no mundo, que faz dele um referencial de amor entre os homens. Era simples, leve, amoroso, amigo de tudo o que envolvesse a Criação. São Francisco de Assis viveu a plenitude do amor fraterno. Que ele seja para nós um exemplo de coragem para seguirmos nossa caminhada terrena munidos da arma mais poderosa que existe: o amor.
    Obrigada por partilhar conosco mais uma vez as suas belas reflexões, querida.
    Beijo nos olhos.

    ResponderExcluir
  6. Meu anjo, sei o quanto São Francisco é especial para você.
    Tenho uma grande admiração por ele, pelo modo que viveu, pelo humanismo, pela compaixão e por ter amado de forma plena toda a obra divina.
    Parabéns por colocar sua devoção e admiração em cada palavra que escreveu sobre ele.
    Saudade. Bj.

    ResponderExcluir
  7. Ah Janne linda!
    São Francisco é especial =)

    Alguém que só queria ser uma criança nas mãos de Deus, fazer o bem não importa a quem fosse, falar a verdade não importa aonde fosse e louvar a Deus não importando o que acontecesse. A simplicidade de Francisco traz consigo o peso da decisão.
    Francisco não brincou de ser cristão mas levou isso com alegria.

    São Francisco Rogai por nós!


    Paz e Bem =)
    Saudade de vc Janne!

    ResponderExcluir
  8. Olá Jane, boa noite, amiga.
    Eu tive a oportunidade de ir à Itália e peregrinar por todos os locais e cidades por onde São Francisco passou e viveu. Só tenho uma palavra a lhe dizer: foi algo surreal. Especialmente um mosteiro, hoje santuário, chamado La Verna. Lá foi onde São Francisco teve seu momento de vida de maior radicalidade. Ele vivia dentro de uma gruta muito pequena, medindo cerca de 2x2metros, toda úmida e cheia de limo, e dormia sobre uma pequena plataforma irregular de pedra, que o obrigava a dormir com as perdas dobradas. Bebia água de um pequeno riacho, e comia muito pouco. Assim ele viveu por anos... Será que conseguiríamos tamanha façanha?
    Por que não???? Por que precisamos de tanto? Por que nos sentimos infelizes quando desejamos ter algo e não conseguimos? Por que é tão importante ter aquele perfume frances, aquela bolsa de grife, aquela jóia caríssima??? É difícil para nós percebermos que, para viver a felicidade não é preciso muito... ao contrário... bem pouco.
    Ao final da vida, diz a lenda que São Francisco pediu perdão ao próprio corpo por tê-lo mal-tratado, tamanho desconforto e sofrimento o submetia. Em seus últimos dias, transmitiu aos seus irmãos de congregação que a opção por viver na pobreza não implica necessariamente na radicalidade e muito menos na indignidade... Esclareceu que a radicalidade era uma opção a ser seguida por poucos, somente por aqueles que conseguissem suportar as dificuldades sem perder a alegria.
    Parabéns pela lembrança do nosso querido São Francisco, Jane. Eu também o tenho como guia, pois neste mundo maluco, quando olho sobre minha escrivaninha e enxergo sua estátua, lembro-me que não posso deixar-me envenenar pelo ritmo moderno e consumista.
    Um grande abraço e fique com Deus, amiga.

    Dr. Fábio Augusto.

    ResponderExcluir
  9. Querida filha, que orgulho de você. Fiquei muito feliz com tudo que li. Você tem talento. Vou sugerir um tema para você escrever. Gostei muito do "Chiquinho". Que intimidade é essa com o Santo? kkkk.
    São Francisco foi um belíssimo instrumento nas mãos do Senhor. A sagrada experiência o conduziu a todos os feitos. Francisco, retrato de um ser humano inigualável. Com você disse, um exemplo. O "pobrezinho" de Assis, andava de qualquer jeito e era feliz. Rezo para que todos nós tenhamos a fineza de Francisco que, com Amor e ternura, aprendeu e ensinou.

    Obrigado, filha, por proporcionar este momento de leitura. Parabéns pela ternura e humildade contidas nas entrelinhas. Você é um tesouro. Continue assim, Francisca, cada vez mais Francisca. Paz e bem.

    Deus a abençoe. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    O que admiro em São Francisco , foi sua capacidade de amar a todos inclusive os excluídos,sua humildade nos ensina diariamente o verdadeiro amor, ele nos inspira a sermos ternos amáveis, valorizar pessoas e não coisas.sermos verdadeiros Cristão (parecidos com Cristo) a cuidar de toda a criação d Deus.
    beijo
    é lindo seu blog
    Rose Dias

    ResponderExcluir