domingo, 13 de março de 2016

Franciscos da minha vida, de muitas vidas.


Hoje, O Papa Francisco, sucessor de Bento XVI, celebra 3 anos de pontificado. Em sua celebração, sobre o Evangelho do dia, pediu-nos que deixemos cair por terra cada pedra que preparamos para atirar contra os outros, que saibamos olhar antes os nossos pecados.

Uma boa recordação. Um dia 13 diferente. Foi assim esse dia em março de 2013. Pela chaminé da Capela Sistina a fumaça branca anunciou: “Habemus Papam”: Temos um Papa. A Luz do Espírito Santo já aquecia os tantos corações que aguardavam aquele a quem, antes de todo o clero, Deus escolheu para ser exemplo de bondade. E, na varanda, Jorge Bergoglio, surgiu com seu jeito simples e alegre.  Em seu olhar a boa nova e a esperança introduziram o discurso. Um discurso amoroso e bem humorado. Um pedido de oração. Um desejo de que a jornada seja frutuosa e no caminho haja fraternidade, paz e bem. 

Foi uma surpresa para mim, e sei que para o mundo inteiro, o nome escolhido pelo Papa. Francisco - Ah, que beleza! Uma linda homenagem à bondade, à beleza e à ousadia de nosso São Francisco de Assis. Mais um Francisco para a minha vida e para a vida de muitos. Um Francisco da Argentina, do Brasil e do mundo inteiro. Nesse mesmo ano (2013) li a uma entrevista, onde o Papa explicou a Scalfari, fundador do jornal La republica, sobre a escolha do nome e sobre os Santos que estão mais próximos de sua alma, Agostinho e, sem dúvida, Francisco. Falou da grandeza de São Francisco, a grandeza de seu amor pela natureza, pelos animais e pelas gentes. Um poeta. Um profeta. Um homem que soube reconhecer o mal em si mesmo e lutou para superá-lo. Para ele, São Francisco carregava a luz do Amor ágape. A escolha desse nome não foi em vão. Papa Francisco tem sido um belíssimo exemplo. A sua simplicidade é surpreendente. Um Papa que quebra os protocolos e vai até o povo, que senta à mesa para uma refeição com aqueles que são julgados menos importantes, que faz um telefonema a quem necessita de palavras de conforto, que olha por aqueles que vivem desamparados, que anuncia a ternura e a bondade como um caminho a Jesus. Um semeador de paz e esperança. Um construtor de pontes. Um homem capaz de ir além das religiões. Um coração que compreende a importância da fraternidade. Um coração que sabe que somos todos irmãos, diferentes, mas iguais. Filhos do mesmo Pai. Encantei-me com o seu jeito único de acolher, de cuidar, de dar passos firmes. Relembra-nos, também, que temos uma Mãe Amorosa que nos ensina a transmitir as maravilhas de Seu Filho às pessoas que encontramos pelo caminho. Ensina-nos que Deus nunca se cansa de perdoar. E que devemos aprender a abrir o coração para a Paz e o Bem desejados por São Francisco. A Paz e o Bem que é de Cristo. A Paz e o Bem que traz o compromisso de Amar. Pois na Paz e no Bem não há desrespeito, orgulho, egoísmo, há somente corações dispostos à mudança, ao amor, à mansidão e à humildade. Amorosos sim. Firmes também. Era assim, de um jeito diferente, que São Francisco que pensava, sentia e agia.
O mundo precisa de mais Franciscos e Franciscas, que não tenham medo de colocar os pés no chão e caminhar, de ousar, de alcançar corações. Que não tenham medo da ternura e nem da bondade como anuncia o Papa. Franciscos e Franciscas dispostos a restaurar a igreja humana.
Já conhecemos a missão de Francisco. Uma missão que é nossa também.


♫♪ “Ofertamos ao Senhor, o sonho que Francisco mandou...” ♫♪

13 comentários:

  1. O Papa que veio trazer um jeito novo de fazer igreja!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Quando da eleição do Papa Francisco eu estava em peregrinação na Terra Santa,momento único! 🙏

    ResponderExcluir
  3. O Papa Francisco nos mostra que devemos ser igreja, viver a igreja dia a dia. Resgata a simplicidade e humanidade, sentimentos perdidos no mundo atual. Sua postagem é leve, como ele. Deus te guie querida.

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por esses Franciscos. Obrigada, minha amiga, pela linda lembrança do dia 13 de março de 2013 e por suas palavras. O papa é uma jóia de Deus. Quero abraçar a missão de ser melhor e de fazer a diferença. Desejo ao mundo a paz e o bem.
    Bj.

    ResponderExcluir
  5. Bela mensagem sobre o amado papa. O dia 13 foi de grande alegria. Primeiramente queria que o papa fosse brasileiro, mas depois entendi que Deus está sempre conduzindo tudo. Esse grande homem é um escolhido de Deus. Tenho orgulho de ver a frente da Igreja um Francisco propagando a bondade e a ternura.
    Abraço, querida amiga.

    ResponderExcluir
  6. ♫♪ “Ofertamos ao Senhor, o sonho que Francisco mandou...” ♫♪
    Francisco é o Papa da igualdade.
    Janne belo texto.
    Abç.

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem ao nosso Amado Francisco! Rezemos por ele! Parabéns Janne, uma delicia de texto! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto. Janne
    Papa Francisco traduz o que todo cristão deve ser (parecido com Cristo) sigamos seu bom exemplo
    BJ.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Janne! Lindo texto! Realmente o nosso papa querido é um grande exemplo para nós; que tenhamos um pouco da força e a coragem dele para abraçarmos sua missão. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Janne. O papa Frsncisco veio para mudar a Igreja por dentro e por fora, com seu geito simples. Além disso, tem buscado evangelizar com testemunhos concretos os que estão fora da Igreja.

    ResponderExcluir
  11. Quando assistíamos a TV para ver quem seria o novo papa, ficamos surpresos ao ver que foi escolhido um argentino, mas que maravilha, que escolha maravilhosa, o papá Francisco é a humildade em pessoa, sempre orientando o povo com belas palavras, e mostrando a que veio.
    Deus sempre proteja nosso Papa querido,para que continue sendo luz para nosso povo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Jane, muito boa matéria sobre nosso papa querido. Que ele continue mostrando ao mundo o jeito humilde de anunciar a boa nova.

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto. O papa Francisco é exemplo de humildade e fé. Que Deus continue abençoando o seu pontificado.

    ResponderExcluir